Halloween Parade – o desfile de Halloween de NY

O Halloween nos EUA é uma data com muita tradição. Não é à toa que existem vários filmes de terror inspirados nessa data. O dia oficial do Halloween é 31 de outubro, mas a festa dura o mês inteiro. Casas, ruas, restaurantes e até lojas ganham decoração especial, vários bares e baladas fazem festas tematizadas e abóboras se tornam comuns na paisagem.

Mas o post de hoje é para falar de um detalhe muito legal e que pouca gente conhece sobre esse dia: a Village Halloween Parade, que acontece anualmente para fechar as comemorações.

É como um desfile temático, com várias alas, todos fantasiados com as fantasias mais criativas possíveis, muita gente desfilando, muita música e até carros alegóricos.

20161031_192909

20161031_193221A primeira coisa bacana da parada é que qualquer um pode participar. A única obrigatoriedade é estar fantasiado! Por isso você vê muitas famílias, casais, turmas de amigos e até animais de estimação. Todo mundo com sua fantasia, até esses últimos! rs

E falando em fantasia, tem de todos os tipos, tamanhos e temas. Vai da criatividade de cada um. Vi monstros de todos os tipos, super heróis, personagens de séries de TV e filmes, fantasias em galera (incluindo uma sensacional do Metrô de NY!)… E algumas que se superaram, viu. Eram tão elaboradas que eu acho que levaram uns 3 meses pra ficarem prontas! Tipo esse Batmóvel in-crí-vel daquela série antiga do Batman (gordinho! rs) que todo mundo viu uma vez na vida. Olha só:

20161031_195015

Detalhe: o Batman e o Robin estavam tão perfeitos quanto o carro!

Outro tema de fantasia que apareceu bastante foi sobre política. Mais especificamente, as eleições presidenciais (que acontecem semana que vem, 8 de novembro). Vi alguns Trumps, algumas Hillarys, alguns e-mails confidenciais (rs), algumas menções divertidas aos insultos que o candidato republicano fez ultimamente e até fantasias que incentivavam as pessoas a votarem, meio que cumprindo um dever cívico no meio da festa. Mas tudo super bem humorado, é claro.

Ah, e não são só pessoas comuns que participam não. Algumas marcas, como MAC, e iHeart Radio montaram seus próprios carros alegóricos com música e dançarinos! Dá uma olhada:

 

20161031_195311

A parada começa às 19hs e vai até as 22:30hs. O trajeto percorre a 6a Avenida, começando na Spring Street e terminando na 16th Street. Muita gente lota as ruas para assistir com a família, amigos e ver a festa de perto. Se você quiser colocar no seu roteiro,  vale chegar com 1 horinha de antecedência para garantir um lugar bom. O acesso é gratuito!

Ontem fui pela primeira vez e achei bem divertido!

Dica: use sapatos confortáveis e esteja preparado para o clima, ontem estava 10ºC.

Agora, que tal conhecer um pouquinho sobre a história do Halloween…?

De origem pagã, a tradicional festa ocorre anualmente, todo dia 31 de outubro. Além dos EUA, outros países de língua inglesa (Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda) também comemoram esta data.

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.