Roosevelt Island – chegar lá já é um passeio

Se você procura um passeio diferente em NY, essa é uma ótima pedida e nem todos conhecem: passear de bondinho e conhecer a Roosevelt Island, uma ilha linda no meio do East River, entre Manhattan e o Queens.

roosevelt_island_2

Você até consegue ir de metrô para a ilha, mas acho que a graça é pegar o bondinho. É super legal e a “viagem” dura quatro minutos. Você terá uma bela vista, pois o bondinho acompanha a Queensboro Bridge (ponte que liga Manhattan ao Queens), e também terá a vista para a própria Roosevelt Island.

roosevelt_island_5

Pra ficar ainda mais interessante, o bondinho (chamado Roosevelt Island Tramway) é considerado transporte público, ou seja, se você comprou o Metrocard (cartão para usar o transporte público em Nova Iorque), poderá utilizá-lo e não pagará nada mais por isso 😉

Para pegar o bondinho em Manhattan vá até a 59th St. com a 2nd Ave. Os teleféricos saem a cada 15 minutos. Ah, e fato curioso: esse transporte ficou mais famoso após ser usado no filme do “Spider Man” (2010). Ele aparece na cena final, após o herói salvar a mocinha das garras do inimigo segurando nos cabos de sustentação do bondinho.

Chegando na ilha, vá na direção Sul. Existe uma espécie de “calçadão” onde você pode caminhar e apreciar a vista de Manhattan, podendo ver os prédios da ONU, o Chrysler Building, uma pontinha do Empire State e também a própria Queensboro Bridge (que é uma atração à parte com sua linda arquitetura). 

20161031_132155.jpgroosevelt_island_14

roosevelt_island_6

No final do calçadão você chegará ao South Point Park, que é um parque super bonitinho, onde você pode sentar e relaxar apreciando a vista.

roosevelt_island_8

roosevelt_island_7Neste parque tem as ruínas do Hospital Smallpox, que foi aberto em 1856 e abandonado em meados de 1950.
roosevelt_island_16

Continuando sua caminhada, você chegará bem na pontinha sul da ilha, onde há o memorial a Franklin Roosevelt, chamado Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park. Foi inaugurado em Outubro de 2011, é o primeiro memorial dedicado ao presidente em seu estado natal de Nova Iorque.

roosevelt_island_9

roosevelt_island_15

roosevelt_island_12

roosevelt_island_13

Estou aqui falando de caminhar, caminhar… mas calma gente rs, a ilha é bem pequenininha. Tem mais ou menos 3 km de comprimento e apenas 240 metros de largura. É bem residencial, com cerca de 10 mil habitantes, super tranquila, e nem parece que você está tão pertinho do agito de Manhattan.

Tudo que eu falei até aqui fica ao Sul da ilha, (que eu acho a parte mais bonita), parece muita coisa, mas como a ilha é pequena, as coisas são bem próximas umas das outras.

O lado Norte é onde estão os prédios, comércios, escolas, playgrounds, etc. Se você quiser dar uma volta em toda a ilha sugiro a linha de ônibus que existe por lá. Ele parte do lado da estação do bondinho (Tramway), é gratuito (olha que beleza!) e dá a volta por toda a Roosevelt Island. Assim você poderá ter uma noção dela inteira.

roosevelt_island_4

Se você quiser ver algo pelo meio do caminho, dá para descer do ônibus e quando quiser voltar, é só esperar o próximo, que não demora. O vídeo abaixo é pouquinho do que é esse lado norte, na parte que dá pra ver o Queens (do outro lado de onde ficam as residências). Eu filmei de dentro do ônibus rs.

 

Agora um pouquinho da história da ilha, que é bem interessante!

Durante o século XIX, a ela foi uma espécie de ilha-hospital. Depois disso, ela ficou uma longa temporada abandonada, mas na década de 1970, seu nome passou a ser Roosevelt Island, época em que começaram a ser construídos os prédios residenciais por ali e um pequeno comércio. A ilha, então, voltou a ter “vida”.

Ela passou a ser mais frequentada pelos turistas após as cenas do filme “Spider Man” (que mencionei anteriormente).

roosevelt_island_1.jpg

A ilha é uma graça, em 3 horas é possível ver tudo. Vale a pena o passeio!

Como sugeri, o bondinho é o jeito mais bacana de chegar lá. Mas se você preferir o metrô pegue a linha laranja (F), que passa pela única estação da ilha (“Roosevelt Island”).

Aproveite!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.