Enoteca Maria – o restaurante onde os pratos são preparados por Vovós

Você já imaginou se existisse um restaurante onde todos os pratos fossem preparados por Vovós? No mínimo seria dos deuses não é! Pois é, isso existe aqui em NY, mais especificamente localizado em Staten Island. E o que deixa ainda mais legal, é que para chegar lá você poderá pegar um ferry grátis que passará em frente a Estátua da Liberdade e ainda terá uma vista incrível do skyline de Manhattan. Peraí, vou explicar tudinho 😉

nonnas_wide-c74b6d4745423618bcc5f3d8001c3dc855cb86de-s800-c85Foto: npr.org

O Enoteca Maria é um restaurante italiano que não tem nenhum chefe de cozinha, pois os pratos são preparados por um grupo rotativo de avós. A princípio o restaurante chamava Nonnas of the World e era somente com avós de vários lugares da Itália, depois mudou para Enoteca Maria e além da cozinha com as avós italianas, passaram a ter também a cozinha com avós de todos os lugares do mundo, portanto, no cardápio tem dois menus, o italiano e outro menu que é preparado pelas avós das outras partes do mundo.

Os dois menus são rotativos, mudam de acordo com os países das avós. Todas as cozinheiras são donas de casa, tanto que o dono coloca os anúncios no jornal para contratar da seguinte forma: “estamos a procura de donas de casa para cozinhar pratos reginais em nosso restaurante”. (Amei isso!!)

No dia em que eu fui, era uma avó da Argentina que estava lá, chamada Carmen (uma fofa). Não pude conhecer a avó italiana que estava na outra cozinha. Para diversificar, eu comi o prato italiano e a sobremesa argentina (pra nenhuma avó ficar com ciúmes rs).

20170108_171113-1

efbc96-1Foto: smartspacenyc.com.

O restaurante é pequeno, bem aconchegante e com atendimento super bom. Logo que sentei já gostei, pois como cortesia da casa serviram de entrada um prato com pães temperados, abobrinha e abóbora (normal). Estava uma delícia, bem saborosos.

20170108_155045

Para o prato eu fui bem light (rs), pedi um Ravioli Quattro Formaggi: ravioli ao quatro queijos (parmesão, ricota, mussarela e queijo fontina), servido com molho de panceta e por cima, presunto parma e folhas de rúcula. Gente, simplesmente MARAVILHOSO!!

20170108_1605511

A sobremesa, bem típica da Argentina: Crepe de doce de leite. Estava MUITO bom também. 20170108_162813

O preço para duas pessoas, com prato, sobremesa e uma garrafa de vinho deu o total de US$90.37. Ok, sei que não é barato, fomos porque queríamos muito conhecer o restaurante das Vovós 🙂 Mas vale muito o preço! Claro que sem a garrafa de vinho ficaria uns UA$30 mais barato 😉

O endereço é: 27 Hyatt St, Staten Island. E ATENÇÃO, abre a partir das 15:30 hs até as 22:30 hs. De segunda e terça não abre 😉  Obs: Não se preocupe, pois o restaurante é bem pertinho do terminal de Staten Island (5 minutos a pé).

Agora vamos para a parte de como chegar que também é um passeio turístico

Como o próprio nome já diz, Staten Island é um ilha e para chegar até lá, existe um Ferry que leva e trás os moradores dessa ilha. O Ferry tem capacidade de 1.415 passageiros (singelo rs), além disso, também transporta carros (como uma balsa), tem banheiros, um café e área para sentar na parte externa e interna.

20170120_172302

20170120_172420

Staten Island fica ao extremo Sul de Manhattan, e passa em frente a Estátua de Liberdade :). Então se você não tem taaanta vontade de pagar o passeio que te leva até a ilha da Estátua, também uma boa pedida é pegar esse Ferry.

20170105_134452

Claro que a vista não é como se você estivesse na ilha da Estátua, mas é bem legal. Além de ver a Estátua, você terá uma vista incrível do skyline de Manhattan, New Jersey e um pouquinho da Brooklyn Bridge e Governor’s Island.

20170105_123525

O tempo de viagem até lá é de 30 minutos. Quando você entrar no Ferry, vá para o lado direito do barco, então você poderá escolher se fica na parte interna ou na externa. Sugiro ir para o último andar, pois as fotos ficarão melhores ;). Se você não conseguir um bom lugar ou fotos legais, faça o mesmo na volta (mas indo para o lado esquerdo do barco, claro rs).

O Ferry é gratuito, pois trata-se de um transporte público. E não é necessário apresentar nenhum documento para embarcar. Vale dizer que nos dois terminais (Manhattan e Staten Island) tem lugares para comer, banheiros e bebedouros também.

O Ferry para Staten Island funciona 24 horas por dia, 7 vezes por semana. Como é um transporte público, nos horários de pico (das 6:00 ás 9:30 hs e das 15:30 ás 20:00 hs) os barcos saem a cada 15 minutos. Nos demais horários a cada 30 minutos.

O terminal do Ferry em Manhattan é do ladinho do Battery Park (já fiz post dele aqui), na 4 Whitehall St. Se você for de metrô até lá, as linhas que vão para o terminal são: vermelha (1), verde (4 e 5) e marrom (J e Z).

Bom apetite e aproveitem!

Um comentário

  1. […] Mas e seu eu quiser fazer algo por lá? Uma dica legal é o restaurante italiano chamado Enoteca Maria. Um restaurante italiano que não tem nenhum chefe de cozinha, pois os pratos são preparados por um grupo rotativo de Vovós. Isso mesmo! A princípio o restaurante chamava Nonnas of the World e era somente com avós de vários lugares da Itália, depois mudou para Enoteca Maria e além da cozinha com as avós italianas, passaram a ter também a cozinha com avós de todos os lugares do mundo, portanto, no cardápio tem dois menus, o italiano e outro menu que é preparado pelas avós das outras partes do mundo. Confira o post dele aqui no blog. […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.