“Cafeterias em NY ” by Tássia do Cafezando

La Colombe

As ondas do café

Eaí pessoal do blog Newyorkando,

Eu e a Jú Magalhães temos o prazer de apresentar mais um episódio de “Cafeterias em Nova York”. 😉

(se você ainda não viu os episódios anteriores, corre no @blognewyorkando e no @cafezando_… Vale a pena!)

Desta vez, a aventura foi na La Colombe, Já ouviu falar? Pois é… várias das cafeterias que fizemos episódios servem o café de lá. Realmente tava faltando conhecer este lugar. 😉

A La Colombe foi fundada na Philadelphia em 1994, por dois amigos com o objetivo de oferecer café de qualidade aos Americanos.

Em 2005, o dono da Chobani (Hamdi Ulukaya) – rede de iogurtes investiu apenas 25 milhões de dólares nesta torrefação. Foi quando a La Colombe começou a expandir e hoje é uma das maiores torrefações independentes (de cafés especiais) do país.

Eles estão presentes em algumas cidades dos Estados Unidos (como Boston, Chicago, Philadelphia e Washington D.C), e aqui em NYC eles contam com oito cafeterias.

DSC00474

DSC00483

DSC00480

Além disso, a La Colombe também é uma das precursoras da terceira onda do café. Ok, mas o que são as ondas do café?  De maneira simplificada, são fases que resumem a evolução dos  hábitos de consumo do café ao longo do tempo.

Legal… e quais são essas ondas? 😊

Em grandes linhas, durante a primeira onda não havia uma grande preocupação com a qualidade do café. A maior parte do consumo acontecia em casa e a bebida era vista mais como uma fonte de energia.

Já a segunda onda, pode ser bem exemplificada pela rede Starbucks. Nesta fase, há uma preocupação maior com a qualidade e a origem dos grãos. E o consumidor passa a frequentar mais cafeterias, e começa a demonstrar um maior interesse pelas características da bebida que consome.

A terceira onda, por sua vez, é a fase dos nossos queridos cafés especiais (que é o que a gente tenta mostrar aqui pra vocês). Nesta onda, há uma grande preocupação com a qualidade, com a origem e métodos de preparo. Além disso, o barista tem um papel muito importante, pois o consumidor busca saber mais sobre a bebida que está tomando.

DSC00492DSC00488

Tem gente até já falando da quarta onda, mas eu não vou me alongar muito. Se vocês quiserem saber um pouquinho mais sobre as ondas do café, visite o Blog Cafezando, tem um post bacana sobre este assunto. 😉

Bom, e para conhecer o cafezinho da La Colombe, dividimos um café de origem brasileira, coado no método de preparo Kalita. Este cafezinho tem notas sensoriais de Romã, Merlot e Baunilha. Uma delícia!! E custou U$6.00.

DSC00496

Espero que tenham gostado. E fiquem ligados que logo logo contaremos mais sobre as nossas aventuras pelas  “Cafeterias em NY”. 😉

Endereço: 601 W 27th St.

Horário de funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h  e de Sábado e Domingo das 8h as 19h.

Aproveitem!

01

02

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.