Dicas e curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Todos os anos no dia 17 de Março, o St. Patrick’s Day é comemorado em vários lugares do mundo. Portanto, Nova York não poderia ser diferente. Mas na verdade, tem alguns fatos e curiosidades ligados a essa dia de comemoração com os Estados Unidos.

Vamos lá, vou contar um pouquinho desses fatos para vocês:

O St. Patrick’s Day (Dia de São Patrício), padroeiro da Irlanda, sempre é comemorado, com desfiles, todo mundo sai vestidos de verde nas ruas e os pubs ficam lotados. Até a cerveja verde tem também.

Mas sabia que essas grandes comemorações, com desfiles em homenagem a St. Patrick’s começaram aqui nos EUA? Isso é por conta do grande número de imigrantes irlandeses no país. O primeiro desfile celebrando este dia foi em Boston, no ano de 1.737. O segundo já foi aqui em Nova York, em 1762 e depois disso, também começou em Chicago, nas demais cidades do país, e hoje a data é comemorada no mundo inteiro. Ah, lembrando que também em Nova York está a incrível St. Patrick’s Cathedral, na 5a. avenida.

Outra curiosidade é que o azul era a cor tradicionalmente associada a St. Patrick’s Day, pois era a cor de seu manto, mas após a Rebelião Irlandesa em 1.798, o verde passou a representar a data por conta da Irlanda ser conhecida como “Ilha da Esmeralda”, devido aos seus vales verdes.

Outra coisa que virou tradição foi: se a pessoa não estiver vestindo verde, você pode carinhosamente “beliscá-la” 😉 E, o Empire State fica verde no dia de St. Patrick’s, em sua homenagem.

Agora que já sabem um pouquinho da história e de curiosidades da data, vamos ao que fazer neste dia em Nova York:

PARADA DE ST. PATRICK’S DAY

st-patricks-day-parade-photo-joe-buglewicz-nyc-and-company-mg_7899-2_copy__x_largeFoto: nycgo

Como comentei acima, o primeiro desfile aqui em NY foi no ano de 1.737, ou seja, nesse ano de 2020 será o 283° 🙂 A parada é um ótimo lugar para ir em família, pois é bem tranquila. E, é legal ir vestindo algo na cor verde. Geralmente o desfile é na Quinta Avenida, saindo da 44th Street às 11h e vai até a 86th Street, terminando as 17h. A entrada é gratuita! Importante: devido ao coronavírus, a parada de St. Patrick’s está suspensa e sem data determinada para acontecer.

BARES E RESTAURANTES

É aqui que o bicho pega! hehe O dia de St. Patrick’s é comemorado com muita cerveja. Inclusive, diz a lenda que se você tomar 2 copos de cerveja (verde – com colorante) nessa data, você terá sangue irlandês 🙂 Os pubs ficam lotados nessa data e muita gente vai para os bares após a parada também. Então vou sugerir alguns deles aqui:

  • Dead Rabbit

DeadRabbit-TapRoom-2

O pub irlandês está localizado na região do Financial District (downtown), e é bem famosinho por aqui. Ele já foi escolhido, mais de uma vez, como “o melhor bar do mundo”. Com ambiente rústico e com vibe super alto astral, é um ótimo lugar para tomar umas boas Guinness. Endereço: 30 Water Street. Horário de Funcionamento: de segunda à sexta das 11h às 4h. Sábado e domingo das 10h às 3h.

  • Wheeltapper Pub

Wheeltapper-Patio-Fitzpatrick-Grand-Central-1-w65elz1e0dg0nsa2fiyosg

Localizado na região de Midtown, o Wheeltapper Pub é bem legal, com ambiente descontraído e ainda, conta com uma parte externa bem aconchegante. É um ótimo lugar para tomar cervejas artesanais e vinhos, mas a comida aqui também é sensacional. Todos os dias são servidos café da manhã, almoço e janta, e aos finais de semana ainda tem brunch. Endereço: 141 E 44th Street. Horário de Funcionamento: de segunda e terça das 7h à 1h. Quarta a sábado das 7h às 2h. Domingo das 7h à 0h.

  • Bar Stout

ORMoH

São 3 unidades do bar Stout por aqui, sendo duas na região de Midtown: uma perto da Macy’s e a perto da Grand Central (a que mais gosto) e a terceira unidade está no Financial District, em downtown.  Todos contam com ambientes bem legais e sempre estão bem animados. A decoração é rústica, com paredes de tijolinhos e bancos de madeira. Como comentei, a unidade perto da Grand Central é a que mais gosto, mas claro que qualquer uma delas será interessante. Endereços: 133 W 33rd Street (Macy’s). Horário de Funcionamento: de domingo à terça das 11h30 às 2h. Quarta à sábado das 11h30 às 4h.  Grand Central: 60 E 41st Street.  Horário de Funcionamento: de terça à sexta das 11h30 às 3h. Sábado à segunda das 11h30 ás 2h. Financial District: 90 John Street. Horário de Funcionamento: de domingo à quarta das 11h30 à 0h. Quinta à Sábado das 11h30 às 2h.

COMIDAS E BEBIDAS VERDES

Como comentei acima, nessa data temos cervejas verdes, mas também temos donuts, cookies, bagels e muitas outras coisas, por exemplo:

  • Cerveja Verde

Você vai encontrar cerveja verde em muitos bares da cidade. Não tem gosto, é somente a cor que muda, mas a cerveja continua uma delícia!

page-image-11301-2ac50e69-9c4d-4e06-a685-a0a741ffc3e6Foto: donyc.com

  • Donuts Verdes

Screenshot (531)

Os donuts verdes também tomam conta da cidade, mas o que indico são os da famosa e deliciosa rede de donuts Krispy Kreme. Todo ano eça apresenta seus donuts em homenagem ao St. Patrick’s Day e o Glazed Donuts na cor verde é uma delícia! São 2 unidades em NY. Endereços: Two Penn Plaza (dentro da Penn Station). Na 6a. Avenida: 994 6th Ave. Horário de Funcionamento (de ambas): diariamente das 6h às 22h.

Sei que estamos no meio de uma situação complicada com o coronavírus, mas acredito que ainda irão conseguir curtir o clima de St. Patrick’s Day. Vale dar uma olhada no site para saber das últimas notícias e conferir o que estará funcionando 😉

Aproveitem!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.