
Chinatown e Little Italy
O bairro de Chinatown é um mundo à parte no meio de Manhattan. São 12 quarteirões e uma comunidade enorme de imigrantes chineses. Eles estão nesse bairro desde 1850, mas tomou maior proporção a partir de 1965, quando as leis de imigração ficaram mais tolerantes. As ruas são bem movimentadas e chegam a ser um pouco bagunçadas (hehe), por ter tantas lojas, barracas, restaurantes e vendedores.
Se você quiser comprar bugigangas, esse é o lugar. Tem de tudo, desde produtos chineses e souvenirs bem baratinhos, até produtos de grife falsificados como: bolsas, tênis, perfumes, óculos e até relógios. Para comprar lembrancinhas (souvenir) é um ótimo lugar, pois os preços são bem em conta, mas cuidado com os produtos falsificados, principalmente os perfumes. A maior parte do tempo enquanto anda pelas ruas, vários vendedores vão tentar te vender relógios rs. E por aqui passa o “rapa” também e os ambulantes têm que correr para não serem pegos rs.
Além de muitos, mas muitos chineses pelas ruas (você praticamente não ouve as pessoas falando inglês), as placas pelo bairro são muito legais, pois estão escritas em inglês e chinês.
Durante os finais de semana, o Columbus Park – uma pequena praça localizada na Mulberry St – vira uma atração à parte. Muitas famílias e grupos de amigos moradores do bairro se reúnem para se divertir nos moldes tradicionais da China: dança, jogos de azar (cartas e gamão), canto ou simplesmente para assistir a tudo isso como espectador.
Um lugar legal para conhecer é o Mahayana Buddhist Temple: um templo budista, considerado o maior de Nova York. Mas também é muito legal andar pelas ruas meio sem rumo, pois a cada esquina você descobre uma coisa interessante.
Caso queira se organizar, há um quiosque de informação chamado “Explore Chinatown” localizado nas ruas Canal St, Walker St & Baxter St. Funciona de segunda a sexta, das 10:00 hs às 18:00 hs e sábados e domingos das 10:00 às 19:00 hs. Além de informações, também são fornecidos mapas gratuitos, guias e folhetos.
Agora falando do Little Italy…
Por ali também tem o pequeno bairro chamado Little Italy, que você pode fazer no mesmo dia, porque os dois são coladinhos. O Little Italy já foi famoso por abrigar uma grande quantidade de imigrantes italianos, mas nas últimas décadas ele tem “encolhido” por causa da expansão de Chinatown. No entanto, ainda é muito conhecido (e procurado!) por seus restaurantes italianos tradicionais. Nessa parte não tem tantas lojas e barracas, é um pouco mais organizado rs. Uma delícia de passear por ali também.
Na verdade é um bairro legal para comer. O trecho da Mulberry Street entre a Broome St e a Canal St é o que restou do antigo bairro italiano. Por ali você encontra pouco mais de 20 restaurantes italianos populares.
O que indico é o Pepe Rosso Social. A comida é boa, o preço é ok e o atendimento é muito bom. O endereço é 173 Mott Street.
O lugar é uma graça e tem um ar meio romântico. Não é tão grande, mas é super aconchegante. Vale a pena!
Se quiser dar uma olhada no menu do restaurante, o site deles é: http://www.peperossosocial.com/
Tem várias linhas de metrôs que passam tanto por Chinatown, quanto Little Italy, pois como eu disse, os dois bairros são bem pertinho um do outro. Você pode pegar a amarela (N,Q,R), a verde (6) ou a laranja (D).
Bom passeio!