
Um giro por Downtown e Financial District
No post anterior mostrei para vocês o Memorial do 11 de Setembro, mas naquela região ainda tem muitas coisas legais para fazer e dá para ir a pé. Vamos lá?
Bem pertinho do Memorial tem a Capela St. Paul (St. Paul Chapel). Ela foi construída em 1766 (tem 250 anos). E apesar de ser uma igreja pequena e pouco ornamentada (se comparada às outras NY) ela tem uma história especial: mesmo localizada bem próxima ao antigo complexo do World Trade Center, ela resistiu intacta aos atentados. Todos os prédios e construções ao seu redor sofreram avarias, menos ela. Por esse motivo, as equipes que trabalharam no resgate (polícia, bombeiros, exército) utilizavam a capela como abrigo, local de descanso e estoque de mantimentos. Além disso, serviu também como local de cuidado com os feridos enquanto o transporte não chegava para levá-los a um hospital.
Essa história deu à St. Paul Chapel uma aura diferente, até um pouco mística, e por isso até hoje é um local muito procurado para visitação. Numa reforma recente, ela ganhou um pequeno “quarto” anexo que abriga uma pequena exposição lembrando seus dias de abrigo. Além de fotos e relíquias da época, a exibição conta com uma coleção de brasões de diversas forças policiais e de salvamento ao redor mundo enviadas como forma de solidariedade às equipes que um dia usaram o local para seu próprio salvamento.
A Capela fica na 209 Broadway.
Após visitar a St. Paul Chapel, você pode dar um giro pelo centro financeiro, conhecido como Financial District. Essa parte é legal, pois aqui estão muitos escritórios e sedes das empresas financeiras mais importantes de Nova Iorque. Tudo que acontece aqui afeta o país e o mundo, aliás foi aqui que Manhattan começou a tomar forma (Lower Manhattan).
A famosa rua Wall Street é onde está localizada a Bolsa de Valores (New York Stock Exchange). É por lá que passam as ações do mundo desde 1817. O prédio não pode ser visitado (uma pena), mas a gente se contenta em tirar fotos como essas do lado fora rs.
Sua localização exata é: 11 Wall Street.
Quase em frente tem o Federal Hall, que é onde George Washington foi declarado o primeiro presidente dos Estados Unidos, em 1789. Nova Iorque ainda era a capital dos Estados Unidos.
Sua localização exata é: 26 Wall Street.
Por ali você também vai achar várias coisinhas para comprar como, placas com nomes de ruas ou mesmo decorativas. São bem legais.
O famoso “touro” (Charging Bull) fica por ali também (no Bowling Green Park) e ele representa o poder da bolsa de valores de Wall Street, um símbolo do mercado financeiro americano.
A escultura pesa “apenas” 3.5 toneladas e foi desenhada por Arturo di Modica no ano de 1989. O legal é que Arturo instalou o touro bem em frente a Bolsa de Valores, sem a autorização da prefeitura já que foi um presente de natal para a cidade (hehe).
Reza a lenda que se você esfregar as mãos no chifre ou nas “partes baixas” do touro, lhe trará sorte, prosperidade e dinheiro. Você verá filas tanto para tirar fotos com as mãos no chifre, como de pessoas se agachando para uma foto segurando as “partes baixas” do touro rs.
A localização exata do Charging Bull é: Broadway com a Morris Street.
Claro que tem mais coisas para fazer por aqui. aos poucos vou contando tudo para vocês 😉
Bom passeio!
Oscar Beasileiro
Gostei muito… um pouco de história e fatos recentes são sempre bem vindo.
NewYorkando
Fico feliz que tenha gostado! 🙂